Anúncio
in

14° salário do INSS: data para pagamento já está definida?

Arthur Lira mudou o rumo do projeto que visa integrar o 14° salário no INSS. Será que esse dinheiro começará a ser pago ainda neste ano? Saiba se há previsão de data.

14° salário do INSS: data para pagamento já está definida? - Foto: Reprodução
Anúncio

Se há uma notícia pela qual as pessoas beneficiárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão esperando e seguem acompanhando todas as novidades a cada vez que alguma mudança surge na mídia, com certeza ela diz respeito ao décimo quarto salário. O órgão paga o décimo terceiro a cada ano, por vezes até de forma adiantada.

E mesmo assim há um projeto de lei que tem como objetivo implementar um décimo quarto salário também. A ideia é trazer garantir um maior poder de compra aos beneficiários, uma vez que eles fazem parte da parcela da população que foi extremamente prejudicada pela pandemia e também pela crise pela qual o país segue passando.

Anúncio

Tendo em vista que os aposentados e pensionistas não teriam meios de fazer uma renda extra, eles seriam os mais atingidos. A ideia ainda é que esse salário a mais fosse pago no valor de R$ 1.212, se limitando às pessoas que recebem até dois salários mínimos.

Isso quer dizer que o valor realmente seria encaminhado apenas para os indivíduos que precisam do dinheiro. Contudo as notícias atuais não são as melhores, pois se há algo que podemos adiantar é que os beneficiados não devem contar com esse dinheiro por enquanto. Até foi possível perceber que existe uma boa vontade para com o projeto, mas as chances de ele sair do papel e ir para o bolso do brasileiro nos próximos anos é impossível.

Anúncio

O principal motivo para isso é que o teto de gastos deste ano já foi estourado em mais de 40 bilhões, graças principalmente à PEC dos Benefícios que, embora esteja ajudando muitas pessoas, impede que mais benefícios sejam criados esse ano. Dessa forma, o décimo quarto fica para 2023. Também vale lembrar ainda que estamos passando por um ano de eleição, o que significa que podemos ou não ter muitas mudanças significativas.

Isso também pode ser um fator decisivo para alguns projetos que ainda vão ser abordados, afinal de contas, realmente há uma lista grande de outros propostas que estão sendo submetidas à aprovação. Nesse caso, a saída e entrada de presidente e deputados também influencia no processo como um todo.

Anúncio

Sendo assim, infelizmente tudo o que os segurados do INSS podem fazer é esperar.

Além desse benefício, outro que as pessoas querem saber se vai conseguir ser implementado no ano que vem é o PIS/Pasep extra. Como todos sabem, o pagamento desse benefício está atrasado em relação ao seu ano base. Nós sempre recebemos o referente ao ano anterior, mas em 2022 os cidadãos tiveram acesso ao pagamento referente a 2020. Dessa forma, há uma esperança de que em 2023 sejam pagas duas cotas.

Anúncio

Elas seriam referentes a 2021 e 2022. Vamos precisar esperar janeiro chegar para ver se há espaço orçamentário para todos esses pagamentos ou se algum dos projetos vai ter que ser deixado de lado.

Anúncio