Anúncio
in

Siga essas dicas para tirar seu nome do SPC ou Serasa

Foto: Reprodução
Anúncio

Para você que está inadimplente, já deve saber que ficar no vermelho implica em muitas coisas, e na maioria das vezes significa não conseguir ser aprovado pelo banco em um cartão de crédito. Além disso, a pessoa fica impossibilitada de pegar empréstimos e até mesmo fazer alguns tipos de compra ou emissão de boletos de alguns serviços.

Nos raros casos de quem consegue crédito, os juros são altíssimos, bem acima do praticado pelos bancos normalmente, por conta de que a pessoa oferece risco ao banco em não honrar com seus compromissos.

Anúncio

O nome de uma pessoa só fica sujo se esta atrasar ou não conseguiu pagar uma conta, permitindo que as dívidas se acumulem e impeça de resolver o problema.

A negativação tem início com o não pagamento das contas. Gerando esse atraso, a loja ou banco que te vendeu ou forneceu o produto, envia o seu nome para as empresas de análise de crédito, como o: Serasa, SPC e SCPC Boa Vista, que servem como um banco de dados sobre o perfil de cada consumidor para serem analisados pelas empresas fornecedoras de crédito todas as vezes que você solicitar.

Anúncio

Estar negativado tem relação direta com o Score, que é uma pontuação que cada consumidor recebe como nível de comprometimento com o pagamento das contas. Esse “medidor de confiança” vai de 0 a 1000, sendo que quanto mais perto de 1000, você é considerado um bom pagador. Score baixo, certamente tem haver com contas em atraso ou nome sujo.

Por fim, o que fazer para limpar meu nome?

Anúncio

Para começar é preciso se organizar. Antes de sair procurando empréstimos para pagar uma dívida, ou qualquer coisa do tipo, você deve saber o tamanho da sua dívida.

Algumas pessoas devem em mais de um lugar, como: Bancos, lojas, prestadoras de serviço, etc. Então, essa é a hora de descobrir para quem você deve.

Anúncio

Se você não sabe mentalmente quem procurar, faça isso na associação comercial da sua cidade ou nas empresas de análise de crédito. Eles vão fornecer gratuitamente um relatório financeiro.

Aproveite as oportunidades

Anúncio

Para ficar no azul de novo você precisa quitar suas contas. Para isso, não basta falar em pagar contas, se você não tem dinheiro para isso. O importante é se atentar e saber que você tem problemas financeiros para resolver. Então, o momento é apertar as contas onde der, cortar gastos e juntar o dinheiro.

Outra dica legal, é que existem feirões de limpa nome que acontecem algumas vezes durante o ano. Nesses eventos, é possível renegociar sua dívida com diversas empresas. Normalmente, o valor da dívida cai e você tem um pagamento facilitado.

Renegocie suas dívidas

Em primeiro momento, antes de pegar qualquer dinheiro emprestado, negocie. Quando você estiver pronto para pagar sua dívida e estiver a fim de acabar de uma vez com sua negativação, procure quem você deve, empresas ou pessoas. Normalmente, os credores estão prontos para fazer negócio e aceitar o pagamento.

Quando você negocia diretamente com quem deve, até mesmo o banco, muitas vezes os juros são minimizados ou mesmo eliminados, além de um desconto no valor total, com uma parcela que você consiga pagar.

Buscar crédito mais barato

Suponha que você tenha uma dívida com cheque especial, que contém juros altíssimos. Ás vezes, dependendo de cada situação, um empréstimo consignado pode ter tarifas mais atrativas. Portanto, estude o seu caso, pesquise nas instituições financeiras o que pode compensar mais para você.

Anúncio