Anúncio
in

Benefício de R$ 2.000 será pago no dia 9 de agosto; veja quem tem direito

Foto: Reprodução
Anúncio

Muitas pessoas estavam curiosas para saber quando os novos benefícios aprovados pela PEC dos Benefícios iriam ser pagos. Algumas tinham esperança de que todos – tanto os novos auxílios criados quanto aqueles que passaram por algumas alterações – teriam os seus respectivos pagamentos atualizados e depositados ainda em julho.

Isso acabou não acontecendo, já que o projeto ainda precisava ser aprovado na Câmara, o que atrasou um pouco as coisas, no entanto o governo espera compensar isso esse atraso de alguma forma.

Anúncio

Visto que o Auxílio Brasil e o vale-gás não passaram por nenhuma modificação, eles serão pagos normalmente e com o novo valor. Contudo o benefício criado para os caminhoneiros e também para os taxistas vai contar com um pagamento extra em agosto como forma de remediar o fato de não ser possível estender o projeto por mais tempo.

O plano original era que o primeiro pagamento do BEm Taxista e do BEm Caminhoneiro fosse no valor de mil reais cada, porém os grupos irão receber uma parcela mais, ou seja, vão receber duas vezes o valor original.

Anúncio

Segundo o Governo Federal, essa cota a mais é equivalente ao mês de julho, já que eles gostariam de ter pago esse valor a tempo. Uma vez que o processo acabou atrasando, a equipe não quis que as classes fossem prejudicadas.

Outra notícia boa é que, pelo menos em agosto, os caminhoneiros não vão ter que esperar até a segunda quinzena do mês para receber o dinheiro. Muitos benefícios do governo são pagos apenas na segunda quinzena de cada mês, mas a primeira parcela do BEm Caminhoneiro foi agendada para 9 de agosto.

Anúncio

O governo liberou recentemente o calendário de todos os pagamentos desse benefício – de agosto até dezembro –, portanto é possível verificar que passado o próximo mês, ele será pago sempre depois do dia 15.

Segue abaixo o calendário oficial:

  • Primeira parcela – 9 de agosto;
  • Segunda parcela – 9 de agosto;
  • Terceira parcela – 24 de setembro;
  • Quarta parcela – 22 de outubro;
  • Quinta parcela – 26 de novembro;
  • Sexta parcela – 17 de dezembro.
Anúncio

Com isso, o governo acredita que cerca de 900 mil trabalhadores serão auxiliados. Todos eles fazem parte de classes que trabalham como autônomos com transporte de carga.

A famosa PEC dos benefícios, também chamada de PEC Kamikaze pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi promulgada no congresso no dia 14 e provocou uma série de mudanças que estão começando a ser vistas.

Anúncio

Ela não só promoveu a criação do auxílio para os caminhoneiros e taxistas, como alterou os valores de outros benefícios e permitiu algumas alterações nas regras da maioria deles.

O auxílio Brasil, programa já conhecido por amparar mais de 18 milhões de famílias, sofrerá um aumento de R$ 200 em seu valor tradicional enquanto o vale-gás, que ajuda cerca de 5 milhões de famílias, agora passará a valer 100% do valor de um botijão de 13 kg.

Anúncio