Anúncio
in

Benefício para motoristas: descubra como você pode ser recompensado por não receber multa

Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) entra em vigor em setembro com vantagens para bons condutores.

Benefício para motoristas: descubra como você pode ser recompensado por não receber multa - Foto: Reprodução
Anúncio

cadastro de bons motoristas começou a valer em setembro em todo o Brasil. Regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o objetivo do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) é premiar condutores que não cometem infrações.

Para ter acesso às vantagens concedidas pelos estados, o interessado não pode receber nenhuma multa pelo prazo de 12 meses. A adesão é voluntária e pode ser feita no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Anúncio

Entre os benefícios previstos para os bons motoristas estão vantagens fiscais e tarifárias, em órgãos públicos e companhias privadas. Em 2021, o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, mencionou exemplos como descontos em tributos, pedágios e nos valores de locação e seguro de veículos.

O cadastro será excluído por solicitação do motorista, quando houver registro de infração de trânsito ou quando o direito de dirigir do participante for suspenso. Também ficará de fora o condutor com a CNH cassada ou vencida há mais de 30 dias e/ou que estejam cumprindo pena privativa de liberdade.

Cadastro

Anúncio

Segundo informações do Ministério da Infraestrutura, os condutores que estiverem interessados em participar do programa devem se cadastrar através do aplicativo da CNH digital: Android, iOS, ou através do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Contudo, não são todos os motoristas que podem participar. Por exemplo, aqueles que cometeram infrações ou tiverem o direito de dirigir suspenso, com a CNH vencida há mais de 30 dias ou cassada ou mesmo aqueles que estiverem cumprindo pena de privação de liberdade. Dessa forma, é bom ficar de olho na situação dos seus documentos e regulamentá-los antes de se inscrever no programa. Essa é uma excelente oportunidade para promover um trânsito seguro e estimular o bom comportamento para o bem tanto de quem dirige quanto de quem está por fora, como outros condutores, pedestres e passageiros.

Anúncio