Anúncio
in

Este é o valor que os mesários vão receber nas eleições

Foto: Reprodução
Anúncio

As eleições 2022 se aproximam cada vez mais e será o momento de milhões de pessoas irem às urnas para escolher os representantes de cinco cargos distintos. São eles: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Como se sabe, quando chega esse momento, muita gente é convocada para trabalhar como mesário.

Os cidadãos que desejam atuar como mesários nessas eleições devem, primeiramente, se atentar com algumas coisas importantes a respeito do posto a ser ocupado.

Anúncio

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o valor máximo a ser disponibilizado aos convocados é de R$ 45. O dinheiro deve ser utilizado para a alimentação dos mesários e colaboradores. A quantia será repassada no primeiro e segundo turno (caso seja necessário).

É importante destacar que o dinheiro deve ser usado exclusivamente para a alimentação da pessoa, pois o trabalho de mesário não possui remuneração. Ou seja, o convocado não recebe um salário para trabalhar como mesário nas eleições. Para quem trabalha nestes dias, são dadas outras vantagens.

Benefícios para quem é mesário

Anúncio

O governo federal disponibiliza para quem atua como mesário nas eleições o direito à folga no trabalho por cada dia atuado nas eleições, que podem ser até 2. Além disso, quem trabalha como mesário voluntário possui preferência no desempate em concursos públicos.

Quem trabalha como mesário também ganha um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, que pode ser apresentado à empresa. Para ocupar esse posto, a pessoa deve ter mais de 18 anos e estar com situação regular na Justiça Eleitoral.

Anúncio

As eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro. Caso seja necessário um 2º turno, ele acontecerá no dia 30 do mesmo mês. Para mais informações, acesse o site do programa Mesário Voluntário.

Anúncio