Anúncio
in

INSS comete erro e segurados ganham dinheiro extra; veja quem recebe

Foto: Reprodução
Anúncio

Sempre que algo de errado acontece com o trabalhador sem que ele tenha tido culpa, a população fica revoltada, especialmente se o sujeito prejudicado é uma idoso aposentado. Estamos falando de alguém que passou a vida trabalhando e contribuindo, então quando uma injustiça acontece com ele, é claro que haverá uma comoção popular.

É isso que está acontecendo com algumas pessoas que são aposentadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Recentemente o instituto solicitou que todos os seus segurados informassem os seus dados pessoais corretamente a fim de evitar qualquer tipo de bloqueio ou suspensão dos benefícios.

Anúncio

Contudo alguns casos vieram à toda de indivíduos que, mesmo tendo feito tudo certo, acabaram ficando sem os seus pagamentos, o que gerou muitos transtornos, visto que eles dependem desse dinheiro para sobreviver. Aqueles que foram vítimas desse erro podem acabar sendo indenizadas por danos morais, caso recorram na Justiça.

O próprio instituto já fez um levantamento mostrando que milhões de segurados cadastradas estavam com registros errados. Isso por si só dá margem para a suspensão no repasse do benefício. A ideia então era impedir que apenas aqueles que se encaixassem nesse equívoco tivessem o benefício suspenso. Enfim, erros aconteceram… o que não se sabe é se eles foram humanos ou causados pelo sistema.

Anúncio

O INSS leva bem a sério o seu cuidado para que pessoas com dados incorretos, inconsistentes, mentirosos e até incompletos tenham o acesso aos valores suspenso até que a situação se corrija. É até por isso que o governo está sempre lembrando todo mundo de conferir as informações de tempos em tempos justamente para que não corram o risco de se complicarem porque algum dado está desatualizado.

A correção pode se dar tanto pela internet como em uma das agências da Previdência. De uma forma ou de outra, a pessoa precisa estar em posse dos documentos que comprovem as informações para a correção do erro no cadastro. Em casos de suspensão injusta, o segurado é orientado a procurar uma assistência jurídica imediatamente.

Anúncio

A pessoa tem o direito de mover uma ação que praticamente tem a causa ganha, então assim poderá regularizar a situação e ainda faturar um dinheiro como compensação pelos empecilho desnecessário.

O que é visto como justo, já que estamos falando de alguém que teve os seus direitos violados e deixou de receber o seu sustento sem ter feito nada para merecer. Além disso, o cidadão pode ter sofrido nesse meio-tempo, pois as contas atrasam, os alimentos precisam ser comprados e o aluguel deve ser pago. Como fazer isso sem dinheiro?

Anúncio

De qualquer maneira, esse é um direito do aposentado e do pensionista, então ele deve correr atrás para que a lei seja cumprida, mesmo que tenha que se colocar contra o INSS.

Anúncio