Anúncio
in

Lucro do FGTS: veja como consultar grana depositada pela Caixa

Foto: Reprodução
Anúncio

As ainda pessoas têm demonstrado dificuldade em consultar os valores referentes ao FGTS, por isso o propósito do artigo é facilitar a compreensão daqueles que estão procurando se informar sobre o assunto agora, mostrando todas as novidades que saíram nos últimos dias e o que se faz necessário para a realização da consulta.

Quando a consulta for feita pelo site, o trabalhador precisa informar o PIS/Pasep e usar uma senha cadastrada pelo mesmo. Caso prefira, ele pode também usar a Senha Cidadão. Se não lembrar dela, não precisa preocupar, pois o site oferece a opção para que seja possível recuperar a senha.

Distribuição do lucro do FGTS

Anúncio

A distribuição do lucro do fundo de garantia é uma medida legal que tem o objetivo de incrementar a rentabilidade das contas do FGTS do trabalhador. Quanto maior o saldo da conta vinculada ao fundo, mais o profissional terá a receber.

Mesmo perdendo para a inflação, ele rendeu mais que a caderneta de poupança. No ano passado, por exemplo, a poupança rendeu apenas 2,94%, influenciada pela taxa Selic (juros básicos da economia).

Maneiras de consultar o saldo

Anúncio

Com o aplicativo

Abra o app da CAIXA, informe a sua agência, conta e a senha para conseguir acessar as suas informações. Caso o seu celular tenha leitura digital, você pode ativar essa opção para facilitar o seu acesso, pois não precisará colocar a senha a cada vez que precisar ter acesso aos dados.

Anúncio

No site da CAIXA (fgts.caixa.gov.br)

Acessando esse endereço, você precisará informar o seu CPF ou o seu NIS. Em seguida, deverá clicar em “cadastrar senha”. É simples, certo? Então basta preencher todos os campos com os seus dados pessoais.

Anúncio

Por telefone

Você também pode consultar o seu número do PIS pelo número da Previdência Social que é 135. Ligando para ele, precisará escolher a opção 5. Você será direcionado a um atendente pouco tempo depois. Ele irá confirmar os seus dados cadastrais para poder realizar a consulta.

Anúncio

Fique atento, pois a Caixa também tem pode te informar o número do PIS pelo serviço Caixa Cidadão. O atendimento é 24 horas por dia e acontece em 7 dias da semana, porém o que você pode ter acesso às atendentes é de segunda a sexta, das 8h às 21h. Aos sábados, das 10h às 16h.

Quando o saque é permitido

  • Na aposentadoria;
  • Na rescisão do contrato por força maior ou culpa recíproca;
  • Se caso for demitido sem justa causa;
  • Na rescisão por acordo entre o trabalhador e a empresa;
  • No término do contrato por prazo determinado;
  • Em casos de se encontrar um estado extremo de desastre natural: chuvas, inundações que tenham atingido a residência do trabalhador ou coisa do tipo;
  • Quando o titular da conta tem idade superior ou igual a de 70 anos.

Quem tem direito ao FGTS

Quem tem esse direito são os trabalhadores rurais, os profissionais regidos pela CLT, empregados domésticos e os atletas profissionais.

O fundo foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS não é descontado do salário, pois ele é de obrigação do empregador. É como se fosse uma poupança “imposta” que o empregador cria para o trabalhador. O número do PIS já fica disponível no primeiro emprego do trabalhador.

Anúncio