Anúncio
in

Pré-cadastro do CadÚnico: aprenda a se inscrever pela internet

Foto: Reprodução
Anúncio

Para participar dos programas do Governo Federal, toda família de baixa renda precisa ter os dados presentes no Cadastro Único (CadÚnico). É com base nesse registro que a equipe direciona os auxílios para os beneficiários. Essa escolha é feita de acordo com o perfil das famílias que mais necessitam. Aprenda a fazer o pré-cadastro pela internet.

Leia mais: Descubra se você ainda pode fazer o empréstimo Caixa Tem de até R$ 3 mil

Anúncio

É importante que todo cidadão de baixa renda tenha as suas informações presentes no CadÚnico e mantenha os dados sempre atualizados, pois só assim o governo pode ficar ciente sobre a realidade de cada grupo familiar. A falta de revisão desses dados pode provocar o cancelamento dos benefícios.

Pré-cadastro pela internet

Para facilitar o registro das informações, o Governo Federal permite que as famílias façam um pré-cadastro pela internet. Nessa primeira etapa, é essencial reunir os dados mais importantes da família para submetê-los.

Anúncio

Mas é preciso ter atenção, pois o CadÚnico é apenas o primeiro passo. Depois disso, o governo é responsável por fazer a inclusão automática das pessoas nos programas, como o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e tantos outros que estão em vigor. Além disso, cada um deles conta com requisitos específicos para o recebimento.

Os dados no CadÚnico são usados também pelos estados e municípios para a contemplação dos programas de assistência às famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Anúncio

Podem se inscrever todos aqueles núcleos familiares com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos de renda total. As pessoas que moram sozinhas também podem se inscrever, assim como as que vivem em situação de rua.

Para fazer o pré-cadastro no CadÚnico, basta baixar o aplicativo do programa ou acessar o site do cadastro. Depois de preencher as informações básicas solicitadas no processo, o indivíduo tem até 120 dias para comparecer no atendimento presencial em alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Anúncio

No CRAS, será necessário apresentar todos os documentos dos membros da família. De toda forma, é importante lembrar que quem não tem acesso à internet pode fazer todas as etapas presencialmente sem problema algum.

Anúncio