Anúncio
in

Quando o Abono Salarial de 2021 cai na conta dos trabalhadores?

Foto: Reprodução
Anúncio

O abono salarial é o dinheiro que voltou a ser pago para o trabalhador brasileiro depois de alguns anos suspenso. As pessoas já haviam se acostumado com o benefício, mas acabaram não tendo mais acesso durante a pandemia, visto que os valores passaram a ser usados no combate à covid-19.

Agora que as coisas estão mais estabilizadas, o dinheiro voltou a ser repassado, o que animou muita gente! No entanto bastou a quantia começar a ser paga que todos notaram um fato curioso. O valor do abono sempre é referente ao ano anterior. Sendo assim, ele é pago em 2019, o ano-base das parcelas é de 2018.

Anúncio

O que foi repassado aos trabalhadores recentemente usou 2020 como o ano-base, não 2021. A justificativa do governo foi de que 2020 estava atrasado por causa dos imprevistos causados pela pandemia, contudo nada disse sobre quando o valor de 2021 será finalmente entregue os cidadãos.

Inclusive, bem no começo, muitas pessoas achavam que havia a chance de os dois anos serem pagos até o final de 2022. Uma vez que o “oficial” é entregue no começo do ano, daria tempo de organizar um segundo pagamento até dezembro. O que ninguém esperava é que essas mudanças em vários programas sociais fossem ser necessárias.

Anúncio

A PEC dos benefícios acabou usando o restante de recursos disponíveis, logo é difícil imaginar mais um abono salarial sendo pago aos trabalhadores. A grande esperança fica então para 2023, onde novamente esse benefício deve ficar disponível. O que não se sabe é qual ano-base realmente será repassado.

Se seguir da mesma maneira, as coisas se darão da seguinte forma: aquele pago em 2023 será o de 2021. Sendo assim, o de 2022 irá entrar no limbo ou será mesmo pago de alguma maneira a partir de janeiro.

Anúncio

Nesse sentido, o que resta às pessoas é esperar, mas esperar sabendo que as chances de um novo pagamento nos próximos anos é quase nula. Você é um dos que recebeu esse ano? Para quem não sabe, o abono salarial é um dinheiro dado àqueles que já tiveram o seu primeiro registro na carteira há pelo menos cinco anos.

Claro, há alguns requisitos mínimos para poder estar apto como, por exemplo, ter trabalhado durante pelo menos 30 dias durante no ano em questão e ter recebido até no máximo dois salários mínimos. O máximo que dá para receber do abono é o valor de um salário comum, atualmente em R$ 1.212, mas apenas se a pessoa trabalhou por 12 meses.

Anúncio