Anúncio
in

Quando o Abono Salarial de quem trabalhou em 2021 cai na conta?

Um abono salarial está atrasado. Os valores referentes a 2021 ainda não foram pagos. Saiba se há uma previsão para o repasse acontecer para aqueles que têm direito.

Quando o Abono Salarial de quem trabalhou em 2021 cai na conta? - Foto: Reprodução
Anúncio

O abono salarial é sempre um dinheiro mais do que bem-vindo na vida do trabalhador, pois não há nada melhor do que receber uma quantia extra para ajudar nas contas do mês ou para contribuir naquele investimento de um projeto pessoal, certo? Melhor ainda se esse valor é resultado os esforços do próprio trabalhador.

Mais do que um benefício comum, o tradicional PIS/Pasep é pago apenas para quem trabalhou durante o ano base determinado, ou seja, não deixa de ser um pagamento pela contribuição do profissional. Não é para menos que o valor recebido irá depender exclusivamente do tempo que o indivíduo passou trabalhando. Para quem não se lembra, é possível receber no máximo um salário mínimo, que nesse momento é de R$ 1.212.

Anúncio

Isso apenas se você tiver trabalhado de carteira assinada durante 12 meses no ano base. Este ano, as pessoas puderam receber os valores de 2020, o que acabou surpreendendo alguns, pois estavam esperando o valor de 2021.

Segundo o governo, o motivo da mudança foi que o abono de dois anos atrás estava atrasado por causa da pandemia, então não se sabe ainda quando os números do PIS/Pasep de 2021 vão ser pagos. Houve até rumores de que o repasse poderia ser feito ainda esse ano, totalizando duas cotas do benefício em um único ano. No entanto as pessoas rapidamente foram caindo na real, pois viram que a possibilidade era, na verdade, muito irreal.

Anúncio

De toda forma, as pessoas seguem com a mesma dúvida: quando o abono salarial do ano base de 2021 será pago? Esse é um mistério que segue sem qualquer tipo de pista oficial. Tudo o que temos são teorias. Assim como já aconteceu, no ano que vem a cota que será paga é a atrasada, ou seja, a de 2021. Dessa forma ninguém sabe o que será feita com a de 2022.

Ela pode ser repassada para 2024 ou o governo pode realmente pagar as cotas de uma vez, se o orçamento estiver menos apertado. Isso não foi possível nos últimos meses principalmente porque o governo gastou mais de R$ 40 bilhões com algumas novas medidas. Dessa forma, um novo abono salarial no final do ano era impensável.

Anúncio

Quer saber se poderá ter acesso quando o momento chegar? Veja se cumpre com essas regras:

  • Estou inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos;
  • Recebi uma média mensal de até dois salários mínimos no ano-base;
  • Trabalhei formalmente por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano em questão;
  • Estou com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Anúncio