Anúncio
in

Saque anual do FGTS está disponível para trabalhadores; saiba como solicitar

Foto: Reprodução
Anúncio

A maior parte dos brasileiros que trabalha com carteira assinada sabe que pode sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria e para comprar a casa própria. O que muita gente não sabe é que é possível resgatar o benefício todos os anos.

O saque-aniversário é a modalidade que cria a possibilidade em questão. A adesão é facultativa e pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo FGTS, ou ainda nas agências da Caixa Econômica Federal.

Regras do saque-aniversário

Anúncio

É importante se atentar ao fato de que, quando a mudança é feita, o trabalhador abre mão de sacar o valor integral do fundo de garantia quando é demitido sem justa causa. Já a multa de 40% sobre o montante, que é paga pelo empregador, continua sendo direito do cidadão.

Em troca, ele ganha a chance de retirar um percentual do saldo anualmente, entre o primeiro dia útil do mês de seu aniversário e o último dia útil do segundo mês subsequente.

Valor do saque

Anúncio

O percentual a ser retirado das contas vinculadas do FGTS depende do saldo total que já existe nessas contas. Além disso, a Caixa libera uma parcela adicional fixa para quem tem mais de R$ 500,01 disponível. Veja a tabela:

Valores adicionais saque-aniversário FGTS

Cronograma do saque-aniversário do FGTS

A migração para o saque-aniversário tem validade para o mesmo ano quando feita até o último dia útil do mês de nascimento do interessado. Caso contrário, só começa a valer no ano seguinte. Confira o calendário da modalidade para 2022:

Anúncio