Anúncio
in

Trabalhou em 2021? Saiba quando sacar o abono PIS/PASEP

Foto: Reprodução
Anúncio

Trabalhar com carteira assinada garante diversas vantagens. Além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias remuneradas, 13º salário, alguns trabalhadores também podem receber o abono salarial PIS/Pasep. O grupo de quem exerceu atividade de forma remunerada em 2021 é o próximo da lista a receber o benefício.

Tem direito ao dinheiro extra quem trabalhou por pelo menos 30 dias no ano base de apuração, recebeu a média de até 2 salários mínimos mensais, conta com cadastro ativo há mais de 5 ano no PIS/Pasep e está com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Anúncio

Em 2022, o governo federal realizou o repasse do abono salarial para quem trabalhou sob o regime CLT no ano-base 2020. A suspensão do benefício, que é pago sempre no ano seguinte ao da apuração, foi suspenso em 2021, o que gerou um atraso na sistemática de pagamento do PIS/Pasep.

Dessa forma, quem trabalhou em 2021 tem como dúvida quando será liberado um novo calendário de pagamento do abono e se existe a possibilidade de uma nova fase ainda este ano. Veja a seguir!

PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021: quando sai?

Anúncio

O abono salarial, que deveria ter sido pago este ano aos brasileiros que atuaram com carteira assinada sob as regras do programa em 2021, ainda não possui uma previsão de pagamento. A expectativa é que um novo calendário seja divulgado no começo de 2023, assim como ocorreu com o abono ano-base 2020 em 2022.

Um dos principais motivos para o não pagamento inclui a falta de verba no Orçamento da União. Para se ter uma ideia, a previsão é de que o montante destinado para os pagamentos chegue a marca dos R$ 20 bilhões no abono salarial 2023, em que aproximadamente 23 milhões de pessoas serão beneficiadas.

Anúncio

As regras para recebimento devem permanecer as mesmas, com a mudança apenas referente ao ano-base de apuração. Aqueles que desejam consultar seus benefícios, tanto o PIS (para funcionários de empresas privadas) quanto o Pasep (para servidores públicos), podem baixar no celular o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a central telefônica Alô Trabalho, no número 158.

Anúncio